CBF afirma que Fla é hexa e não hepta, o Sport é o único campeão brasileiro de 1987.

Após a conquista do título do campeonato brasileiro de 2019, no último domingo (24), pelo Flamengo, a polêmica que durava cerca de 32 anos, de quem era o campeão brasileiro de 1987 e se o Flamengo é hepta ou hexa campeão, foi reacendida nos bastidores do futebol, fazenda a CBF – Confederação Brasileira de Futebol, agir rápido e se pronunciar sobre o polêmico assunto.

Depois de mais de três décadas de idas e vindas, o Supremo Tribunal Federal (STF), definiu no ano passado que o campeão brasileiro de 1987 foi o Sport Clube do Recife, e arquivou o processo.

A CBF considera o Flamengo hexacampeão brasileiro apos a conquista do título desta temporada, no domingo (24), sem entrar em campo. O clube afirma ter sete títulos, mas a entidade vai respeitar a decisão do tribunal.

A entidade máxima do futebol nacional destacou que a questão “extrapola o entendimento da CBF”. Antes, a confederação sugeriu que os times dividissem o título. Em respeito ao “Poder Judiciário e do ponto de vista legal“, a CBF não pode reconhecer o time carioca como heptacampeão

Em seu site a entidade, na matéria sobre o título do Flamengo deste fim de semana, exibe a lista de conquistas do Rubro-negro carioca, aparecem as seguintes competições: “1980, 1982, 1983, 1992 e 2009 (Brasileiro) e 1987 (Copa União).

Entenda a polêmica disputa extra campo.

A polêmica que já dura mais de 30 anos começou porque a CBF deixou que os clubes organizassem a competição nacional. A Copa União contava com a participação de times integrantes do Clube dos 13: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. A entidade interferiu e criou o Módulo Amarelo.

Sport e Guarani foram os finalistas do grupo criado pela CBF e Flamengo e Internacional do Módulo Verde, mas esses dois se recusaram a jogar as partidas. Assim, com o jogo entre Leão e Bugre, o time pernambucano se sagrou campeão, tanto que disputou a Libertadores da América no ano seguinte.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *