Lançamento do Inventário Afetivo das Famílias de B. Guandu acontecendo agora.

Está acontecendo agora, sexta feira (01/11), no Salão Social do Círculo Operário, em Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo, o lançamento do Inventário Afetivo das Famílias de Baixo Guandu.

O inventário é um Projeto que reúne fotografias, acervos pessoais e álbuns de famílias de Baixo Guandu. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, apoia o Projeto, que recebeu o nome de “Nomes e Sobrenomes”.

Ao reconhecer o potencial cultural e a importância da cidade de Baixo Guandu, para a região noroeste e para o Estado do Espírito Santo por seu pioneirismo nas formações culturais coletivas, idealizou-se a elaboração de um inventário afetivo, construindo conhecimentos a partir de um amplo diálogo com a comunidade que detém as referências culturais a serem inventariadas.

A elaboração do inventário afetivo instigou os moradores a rememorar, com o máximo de detalhes possível, de todos seus relacionamentos significativos: quais eram os sentimentos presentes, quais foram as memórias afetivas marcantes de cada relação, barreiras, sofrimentos, alegrias, dentre outros.

O projeto cultural foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), referente ao Edital de Seleção de Projetos Culturais de Educação Patrimonial nº 013/2018.

Ele tem como objetivo apoiar projetos que oportunizem a promoção da educação patrimonial, visando à preservação e proteção do patrimônio arquitetônico, natural, ecológico, paisagístico e arqueológico.

A coordenadora do projeto é a guanduense Clara Zandomenico Malverdes, ela afirma que, o objetivo principal foi identificar as referências culturais que formam patrimônio cultural da cidade de Baixo Guandu na visão de seus moradores, por meio dos registros documentais iconográficos, audiovisuais, sonoros ou textuais visando mapear, reconhecer, valorizar e preservar os bens patrimoniais e sua relações com os moradores da comunidade.

Confira abaixo a programação completa do evento:

Dia : 01/11/2019.

– Lançamento do Inventário e Exposição fotográfica dos acervos e álbuns das famílias de Baixo Guandu.

Horário: 09 horas – Local: Salão do Círculo Operário.

– Lançamento do Inventário e Exposição fotográfica dos acervos e álbuns das famílias de Baixo Guandu

Horário: 15h30 – Local: Escola Viva de Baixo Guandu.

Palestra – “Patrimônio fotográfico capixaba: a importância dos álbuns de família para a história local” (Professor Andre Malverdes).

Horário: 16 horas – Local: Escola Viva de Baixo Guandu;

Oficina de elaboração de Projetos Culturais – Professor Andre Malverdes (UFES).

Horário: 18 horas – Local: Câmara Municipal de Baixo Guandu.

Maiores Informações: cultura@pmg.es.gov.br

Coordenadora do projeto: Clara Zandomenico.

Redação: Jornal ATV – A Tribuna do Vale o seu portal de notícias online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *