Óleo chega ao Espírito Santo até quarta-feira, diz especialista. Veja!

O óleo que avança pelo Sul da Bahia pode chegar ao litoral do Estado até a próxima quarta-feira. A previsão é do professor de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito (Ufes), Agnaldo Martins.

De acordo com o professor, entre hoje, domingo (03) e terça-feira(05), já devem ser encontrados vestígios da substância oleosa em alto-mar da costa capixaba.

“Houve uma mudança no padrão dos ventos que fez com que o óleo se deslocasse mais rapidamente em direção ao sul. O maior desastre ambiental seria se a mancha atingisse o Arquipélago de Abrolhos, mas os recifes locais serviriam de filtro para o material, diminuindo o impacto nas praias do Espírito Santo”, avaliou.

O material chegou ao litoral da Paraíba no início de setembro e, desde então, atingiu mais de 280 localidades em 98 cidades nordestinas. O município baiano de Prado foi atingido ontem, a cerca de 220 quilômetros de Conceição da Barra, no Estado.

Destino muito frequentado por turistas capixabas, as praias de Porto Seguro também já foram atingidas pelo petróleo cru: material contaminou as praias de Arraial D’Ajuda e Trancoso.

Por Maraiza Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *