Estado vai ter 7 postos de recarga de carro elétrico até dezembro

O Estado terá até dezembro de 2019 sete postos de recarga para carros elétricos, totalizando um investimento de R$ 2,4 milhões. Na terça-feira (8), foi a vez de Cachoeiro de Itapemirim ganhar sua estação, que começou a funcionar na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade.

A inauguração foi realizada pela EDP e pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai. A unidade custou R$ 350 mil e permite o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semirrápida. Em uma hora e meia é possível carregar 100% da bateria.

A prefeitura não participou com dinheiro público do projeto, mas cedeu o espaço para funcionamento do posto. Para o prefeito Victor Coelho, a cidade precisa estar preparada para as novas tecnologias.

“É Cachoeiro acompanhando as tendências mundiais. Daqui a pouco a gente vai ver por aí ônibus elétrico, patinete elétrico, os próprios carros elétricos vão estar cada vez mais acessíveis para a população. E se a gente não tiver uma cidade preparada para isso, a gente fica no passado”, afirmou o prefeito.

Para Vilmar de Abreu, gestor da EDP, o investimento é uma aposta na sustentabilidade. “A gente está falando de um futuro globalizado de carros elétricos, onde você vai cuidar do meio ambiente, um carro que não polui. Você vai ter um veículo que do ponto de vista de operação vai ficar 80% mais barato quando comparado com combustível fóssil”, afirma.

HÍBRIDOS

A rede conta com plugues universais e beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que decidirem rodar apenas no modo elétrico.

Os donos de carros elétricos ou híbridos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência. O uso do serviço será temporariamente gratuito.

Os municípios de São Mateus, Nova Venécia e Guarapari receberão estações de recarga de veículos elétricos até o final de 2019. Já os postos da Praia de Camburi, em Vitória, Venda Nova do Imigrante, no Sul do Estado, e Linhares, no Norte, já estão operando.

Por Alessandro de Paula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *